sábado, 3 de julho de 2010

“Um país se faz com homens e livros” (Monteiro Lobato)

O Centro de Ensino Maria José Macêdo Costa, através das ações do PDE, promoveu nos dias 18 e 19; 24 e 25, do mês corrente, o curso de capacitação (40h/a) sobre Como formar leitores críticos e reflexivos, ministrado pelos tutores: Roberto Soares Paé e Aldaíres Alves Guimarães Lopes, da empresa Educar Consultoria e Treinamentos.
Durante o curso, os professores cursistas tiveram a oportunidade de aprender estratégias de promoção da leitura junto aos alunos, através do contato com diversos gêneros textuais, materiais didáticos e vídeos.
Não resta dúvida de que uma capacitação como essa, é muito importante como uma ferramenta de motivação para que nós, docentes, possamos repensar e reconhecer, de fato, a importância da leitura enquanto leitores e educadores.
Como resultado desse trabalho, foi definida a produção de um projeto de leitura que possa envolver os três turnos da escola. E, dentre as sugestões apresentadas pelos tutores, foi escolhida a produção de um Jornal Mural. Com este projeto, pretende-se desenvolver um trabalho interdisciplinar, com a participação dos outros docentes da escola e a utilização dos mais variados gêneros textuais; para que os alunos aprendam a apreciá-los, identificá-los e a produzi-los.
O projeto ainda está em fase de elaboração, mas imagina-se que o mesmo trará grandes benefícios para o Centro de Ensino Maria José Macêdo Costa, principalmente em relação aos nossos alunos e na formação deles enquanto leitores críticos e reflexivos.
Na verdade, vale salientar que o referido Centro de Ensino já deu início a esse processo de formação. Acredito, inclusive, que muitos passos indiretos e diretos, mesmo que pequenos, já tenham sido dados nesse sentido; como, por exemplo, a reedição do jornal da escola (24/05/10), que atualmente assumiu o nome de Informativo JM. O principal mérito deste, foi a participação efetiva dos alunos do Ensino Médio do turno Vespertino, especialmente dos alunos do 3º ano, sob a orientação, é claro, de alguns professores da casa e o apoio da direção.
Com o Jornal Mural, enquanto um projeto mais “presente” — no sentido de que será um material permanentemente exposto na escola e com registros mais frequentes — conseguiremos uma adesão maior dos colegas docentes e, principalmente dos alunos, que serão o nosso principal alvo neste momento. Resta-nos agora “encarar” esse grande desafio, na incumbência de que conseguiremos ou, pelo menos, tentaremos formar leitores críticos e reflexivos. Afinal, é papel da escola formar cidadãos e a cidadania parte desse princípio.


Profª Eudinéia Pereira Moura
(Profª cursista do curso de capacitação em “Como formar leitores críticos e reflexivos)










Nenhum comentário:

Postar um comentário